AROMATERAPIA
Aromaterapia é um ramo da fitoterapia cujos tratamentos são baseados nos efeitos causados por aromas no organismo das pessoas.
Os benefícios da aromaterapia são físicos, mentais e estão diretamente ligados à escolha dos óleos essenciais e sua correta utilização. Há óleos que estimulam o sistema nervoso, outros que acalmam e ainda os que aumentam a concentração - ótimos para estudantes, por exemplo. Uma vez escolhido o efeito e o óleo essencial, é necessário focar na melhor forma de utilizá-los, pois existem maneiras de uso específicas para estimular cada ponto positivo.
Apesar de já ser utilizada há milhares de anos, a aromaterapia se expandiu com o advento da destilação a vapor. Nesse processo, a água é aquecida em um recipiente e o vapor é bombeado sob pressão para o vasilhame contendo o vegetal. O calor faz com que as paredes celulares das plantas se abram e, dessa forma, o óleo armazenado dentro das glândulas vegetais evapora junto com a água. Assim, os óleos essenciais não se misturam e ficam sob a água.
Mas, o que é um Óleo Essencial?
Se você já sentiu o perfume de uma rosa, experimentou as qualidades aromáticas dos óleos essenciais. Estes compostos aromáticos voláteis de ocorrência natural são encontrados nas sementes, cascas, caules, raízes, flores e outras partes das plantas. Eles podem, ao mesmo tempo, ter fragrâncias agradáveis e potentes. Os óleos essenciais dão às plantas seus aromas distintos, além de protegê-las e desempenhar um papel importante em sua polinização. Além de seus benefícios intrínsecos às plantas e sua doce fragrância, os óleos essenciais têm sido usados há muito tempo na preparação de alimentos, tratamentos de beleza e práticas de cuidados de bem-estar.
Mas o que é um composto aromático volátil exatamente? Em suma, estes compostos são pequenas moléculas orgânicas que tendem a mudar rapidamente do seu estado sólido ou líquido para um gás à temperatura ambiente. Eles são chamados voláteis porque mudam de estado rapidamente. Quando você abre uma garrafa de óleo essencial pela primeira vez, percebe que o aroma é potente e você consegue sentir o cheiro específico até de alguma distância. As propriedades físicas e químicas dos compostos aromáticos voláteis que compõem os óleos essenciais permitem que eles circulem rapidamente pelo ar e interajam diretamente com os sensores olfativos no nariz. Tais propriedades únicas tornam os óleos essenciais ideais para a inclusão em aplicações de aromaterapia - usando esses compostos de plantas para ajudar a manter a mente e o corpo saudáveis - bem como outras aplicações. O tipo de compostos aromáticos voláteis presentes em um óleo essencial determina o aroma do óleo e os benefícios que ele oferece.
Mais de 3.000 variedades de compostos aromáticos voláteis foram identificadas até agora. A natureza de um óleo essencial varia de planta para planta, dentro de famílias botânicas, e de espécie para espécie. A relação delicada dos constituintes aromáticos encontrados em qualquer óleo essencial é o que o torna único e lhe oferece benefícios específicos.
Mesmo com óleos essenciais puros, a composição do óleo pode variar de acordo com a hora, a estação, a localização geográfica, o método e a duração da destilação, o ano de cultivo e o clima, tornando cada passo do processo de produção um determinante crítico da qualidade geral do produto do óleo essencial.
Os óleos essenciais podem ser usados para uma ampla gama de aplicações para o bem-estar emocional e físico. Eles podem ser usados sozinhos ou em misturas complexas de óleos essenciais, dependendo da experiência do usuário e do benefício desejado.